quarta-feira, 28 de maio de 2014

"Visitação ao Solar dos Câmara" 09/05/2014

  Erguido em 1818, o Solar dos Câmara, edificação residencial mais antiga de Porto Alegre, remete-se ao final do período colonial brasileiro  e proporciona aos visitantes um resgate histórico e cultural da capital gaúcha. Seu Valor histórico- reconhecido desde 1963, quando foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( IPHAN) - foi evidenciado quando da compra do Casarão pela Assembleia Legislativa em 1981, que submeteu a um minucioso processo de restauração, transformando -o em espaço cultural público do Poder Legislativo Gaúcho. 
                                                                                                                                                                           Preservar o patrimônio histórico é conservar viva a memoria cultural de um povo, de uma região, de         uma época, permitindo ao contemporâneo acessar e relacionar-se com o seu passado, com os costumes, crenças e tradições nele representados, garantindo que a sociedade tenha melhores condições de perceber a si própria.                                                                            ( Rafael de Aguiar Pereira, Historiador)








Preservar o patrimônio cultural de uma cidade é manter as marcas de sua historia ao longo do tempo e, assim, assegurar a possibilidade da construção dinâmica da identidade e da diversidade cultural daquela comunidade.   ( Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte)

Sem comentários:

Enviar um comentário